Resíduos Sólidos
Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos gerados por humanos ou animais, que não podem ser mais reutilizados e aproveitados nas atividades humanas.
Classes dos resíduos
Podemos classificar esses resíduos em duas formas: quanto sua origem, ou seja, a fonte de origem desse resíduo, ou, de acordo com sua finalidade, características e substâncias que dá um impacto à saúde e ao meio ambiente, e nisso devemos saber qual é o destino de cada resíduo.
Os resíduos são classificados, de acordo com a NBR 10.004, como:
1) Resíduos Classe I – Perigosos
São aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, etc.
2) Resíduos Classe II – Não Perigosos
A) Resíduos Classe II A – Não Inertes: São aqueles que podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água que são as características do lixo doméstico.
B) Resíduos Classe II B – Inertes: São aqueles que os resíduos que não tiveram nenhum dos seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água.
2.1.1 Classificações quanto á origem
Urbano
São formados por resíduos sólidos em áreas urbanas, incluindo lixos domésticos, comercias ou de logradores públicos.
Domiciliar São formados pelos resíduos sólidos de atividades residenciais contém muita quantidade de matéria orgânica como: plástico, lata, vidro e outros.
Comercial
Originados nos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, bancos, sapatarias, bares, etc.
Público São formados por resíduos sólidos de produto de limpeza pública como: areia, papéis, folhagem e poda de árvores.
Especial
São formados por resíduos geralmente industriais ou diferenciado que existe um grau de maior cuidado em função de volume que ele é produzido