resíduos sólidos
É evidente e preocupante a quantidade de lixo que a população produz, e todo este material vai parar nos lixões das cidades. Os resíduos sobrecarregam o ambiente e ameaça o equilíbrio ambiental.
O lixo que produzimos em excesso é resultado de um consumismo exagerado sem controle. O vídeo apresenta que há formas simples e pratica de dar um destino correto para o lixo, um das soluções que já conhecemos é o aterro controlado e o aterro sanitário. No aterro controlado porém não há o tratamento do chorume e dos gases produzidos. As cooperativas de coleta seletiva tem sido fonte de renda para os catadores, pois além de retirá-los dos lixões, contribui com o meio ambiente retirando os materiais que são mais difíceis de se decompor. Segundo o IBGE entre 45 e 50% dos materiais são reciclados no Brasil, o que mostra que nosso país está no caminho da educação ambiental.
“A política de resíduos sólidos estabelece uma ordem de prioridades: primeiro é necessário reduzir a geração de lixo, depois reutilizar, em seguida reciclar o que não puder ser reutilizado.”
Nós também podemos contribuir e muito para a questão do lixo nosso de cada dia. A simples decisão do que vamos consumir, comprar um produto onde a embalagem pode poluir o ambiente, se vamos sair de carro ou ir a pé etc.. tudo isso terá um efeito positivo para o ambiente.
2) Leia o texto abaixo e siga as instruções posteriores a ele: (3 pontos)
Peço-lhe agora, que elabore uma redação (mínimo de 15 linhas), utilizando como título: Evolução Humana x Meio Ambiente: caminho certo ou incerto?
Evolução Humana x Meio ambiente: caminho certo ou incerto
Quando se analisa os impactos que o meio ambiente tem sofrido, devemos pensar que é devido as atividades humanas que ao longo da evolução só aumentou.
O homem é um organismo importante e parte do meio ambiente, mas devido ao consumismo exagerado e a modernização das tecnologias, estamos