Resíduos Sólidos
Tudo teve início em 1959, na cidade de Sollefteå, norte da Suécia, durante o projeto para a construção de um novo hospital. Foi em Sundsvall, em uma das reuniões para definição do novo sistema de aspiração central do novo empreendimento, que surgiu a pergunta: "Se você pode aspirar o pó, porque não aspira também os resíduos de uma forma geral?".
Dois anos mais tarde, em 1961, o primeiro sistema de coleta automatizada de resíduos por sucção foi inaugurado. Este foi o início de uma maneira completamente diferente de se realizar a gestão dos resíduos e o início de uma nova companhia sueca de alcance internacional chamada Centralsug, que desde 2002 passou a ser denominada ENVAC AB.
Existem mais de 600 instalações em mais de 20 países ao redor do mundo. Atualmente, na Suécia, 35% dos resíduos são coletados através da tecnologia idealizada pela Envac AB.
A coleta automatizada de resíduos por sucção da Envac chegou à Espanha no final dos anos 80 através de sua filial Envac Ibéria. A primeira instalação foi realizada em 1990, quando da urbanização de Santa Ana (Cartagena), e este foi seguido em 1992, pelo projeto de construção da Vila Olímpica de Barcelona. É interessante notar que a coleta automática de resíduos por sucção é uma variante do sistema de aspiração central, com pouca aplicação na Espanha. Este sistema coleta a poeira e outros detritos do chão através de vários pontos de conexão e uma rede de tubulações ligada ao sistema de aspiração central, geralmente localizado no subsolo das edificações. O piso era limpo de forma fácil sem ter que locomover o aspirador pela casa.
Estão em operação na Espanha, nos dias de hoje, 45 sistemas de coleta automatizada de resíduos por sucção localizados em 34 cidades, incluindo as cinco mais populosas do país: Madrid, Barcelona, Bilbau, Valência e Sevilha. Algumas das cidades nos arredores de Madrid compõem a segunda maior área