Resíduos sólidos
RESÍDUOS SÓLIDOS DO BRASIL
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1.Situação Atual 3
2.2 Principais Problemas Causados 3
2.3 Técnicas Aplicadas na Recuperação das Áreas Degradadas por esta Atividade 4
3 CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO Resíduo Sólido Urbano, também conhecido como lixo doméstico é todo resíduo da atividade humana no mundo. Podemos classificar os resíduos de varias formas: Matéria orgânica, papel, plástico, vidro e metal podendo ser líquidos, sólidos e gasosos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Situação Atual
A situação do Brasil está bastante preocupante com a questão dos resíduos sólidos urbanos. Pode destacar alguns fatores agravantes:
Falta de informação sobre os resíduos sólidos urbanos: falta de pesquisas sobre as características do meio, destinação dos resíduos e de quais empresas produz mais resíduos;
Baixos incentivos: praticamente na há projetos de reciclagem e de incentivos na produção de recicláveis;
O Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos: a falta de uma estrutura que dos governos, estados e municípios que se responsabilizem pelos resíduos, desde todo o processo de gerenciamento, da coleta até sua destinação;
Controle dos lixões: técnicas usadas inadequadamente nos resíduos, e na sua grande maioria não há controle no local.
2.2 Principais Problemas Causados
As favelas: nos grandes centros urbanos com o êxodo rural, ocasionou um grande aumento na produção de resíduos e assim agravando a situação dos lixões em todo o país.
Todos os resíduos sólidos urbanos lançados de forma inadequada sobre o solo geram uma serie de problemas: poluição dos recursos hídricos (contaminação dos lençóis freáticos pelo chorume), poluição do ar (por gás lançado na atmosfera), poluição do solo.
Esses resíduos dispostos de forma inadequada no meio ambiente produzem sérios problemas de saúde publica, como a infestação de pragas (moscas, ratos, urubus, baratas...) e mal cheiro.