Trabalho agronegocio
INTRODUÇÃO, DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO AGRONEGÓCIO1 INTRODUÇÃO |
Pode-se considerar a agropecuária como uma das atividades mais antigas da humanidade. A partir do momento que os homens abandonaram a atividade nômade (onde não tinham morada fixa) e passaram a morar em um local permanente, eles se lançaram ao desafio de criar animais e cultivar a terra.
No princípio, a finalidade desta atividade era para o próprio sustento do indivíduo e de sua família. Com o passar do tempo, e a evolução comercial, esses produtos, antes utilizados somente para consumo próprio, viraram moeda de troca e passaram a ser comercializados. Sendo assim, pode-se verificar que a atividade de produção e comercialização de produtos agropecuários já vem sendo realizada há muito tempo. Atividade esta que é de fundamental importância para a economia nacional. Atualmente, o Brasil é líder mundial na produção e exportação de vários produtos (açúcar, álcool, entre outros).
Ao longo desta aula, veremos a definição de agronegócio. Será esclarecido sobre os principais termos utilizados e aprenderemos também sobre a contabilização dos fatos ocorridos nas atividades rurais. DEFINIÇÃO DE AGRONEGÓCIO |
Antes de qualquer aprofundamento no conteúdo estudado, é necessário que sejam esclarecidas algumas definições e nomenclaturas utilizadas comumente nesta área.
Inicialmente, é necessário esclarecer a amplitude do próprio nome de nossa disciplina, que é 'Contabilidade do Agronegócio'. Mas, afinal, o que quer dizer Agronegócio?
Segundo Mendes e Padilha Junior (2007, p. 48) entende-se por Agronegócio a "soma total das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, do processamento e da distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos com base neles."
Portanto, podemos verificar que a atividade do agronegócio começa antes mesmo da plantação, iniciando-se nas operações de produção e distribuição dos