Resíduos Sólidos versus Poluição do Solo
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
VERSUS
POLUIÇÃO DO SOLO
JUNDIAÍ 2012 Etec VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI
CAROLINA PAVAN
CAROLINE ALVES TEDESCHI
JESSIKA SILVA
LILIANE CORDEIRO
NATALIA MARCONDES
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
VERSUS
POLUIÇÃO DO SOLO
JUNDIAÍ 2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A questão do lixo está diretamente ligada ao nosso desenvolvimento e o crescimento populacional, ou seja, o modelo de como vivemos; o incentivo de consumo, pois adquirimos produtos na qual não precisamos e descartamos facilmente, causando mais impacto ao meio em que vivemos.
Com o intuito de informar o que são os resíduos sólidos, o que podem causar e como estão no nosso dia a dia, trabalhamos a campo, em uma visita técnica na cidade de Várzea Paulista.
O objetivo de ir a campo, além de solicitado, foi verificar de maneira prática o conteúdo a ser estudado e também obter informações do foco do trabalho, que foi um aterro sanitário.
Assim, realizamos o desenvolvimento teórico, com base nas informações contidas no site da Prefeitura da cidade sobre o aterro sanitário, na qual hoje é um Parque.
Contudo, o foco nos permitiu perceber a falta de consciência das pessoas em relação ao lixo produzido, a quantidade gerada por dia, mês e ano, e o descarte indevido do mesmo.
2. O QUE É RESÍDUO?
Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o lixo como qualquer coisa que o proprietário não