Resíduos Sólidos (lixo)
O presente trabalho tem como principais objetivos promover e analisar as dificuldades de educação ambiental. As principais causas de problemas ambientais, são nada menos que a convivência, egoísmo e falta de respeito por si mesmas, pelos outros e pela natureza, atitudes que tem sido evidenciadas em alguns comportamentos, onde podemos verificar a falta de “educação”, não podemos continuar a ignorar a questão apresentada hoje ao nosso redor e que o homem tem sido e continua a ser a causa, mas não podemos esquecer que como nós somos os principais destruidores, também somos os únicos que tem a capacidade intelectual para proteger e conservar o meio ambiente; por esta razão, é importante envolver os alunos em projetos ambientais, para sair da ignorância da nossa própria natureza.
O uso correto dos resíduos sólidos nos permite gerar alguns benefícios. Infelizmente as taxas de separação de papel, vidro e embalagens não é muito elevado, este trabalho é abordado a partir da perspectiva de iniciar o trabalho de informação sobre separação de resíduos na educação infantil para que as crianças sejam, no futuro cidadãos informados e considerar a necessidade de separar os resíduos em casa, sem dúvida haverá formação e mudança de atitudes, além disso, foi mostrado que a educação ambiental é um dos fatores que influencia o desenvolvimento em países desenvolvidos. Existem diferentes comportamentos contra a redução, reutilização e reciclagem de resíduos que pode ser melhorada se houver uma motivação, a principal preocupação deve ser a forma de motivar cidadãos para separar os resíduos e como manter um mercado eficaz para materiais reciclável.
Devemos abordar a questão de uma perspectiva diferente para cada idade, na educação infantil o objetivo é de introduzir as crianças ao mundo sustentável, a disciplina tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento físico, emocional, social, intelectual, conhecimento, autonomia pessoal, sociais, culturais e naturais