RESÍDUOS SÓLIDOS: Impactos e Recuperação de Áreas Degradadas
A presente produção textual tem por intuito discorre sobre resíduos sólidos, ou seja, o lixo, o qual tem crescido constantemente em virtude do aumento da população, seu consumo e necessidades. Isso tem demandado a construir locais específicos para a destinação dos resíduos, reduzindo assim, a contaminação dos solos, ar e águas, diminuindo consequentemente os riscos a saúde humana.
Serão apresentadas no trabalho as principais fontes de geração dos resíduos sólidos, a disposição irregular destes resíduos, bem como os principais impactos causados. Sabe-se que quando o lixo é destinado em locais irregulares causa sérias consequências ao meio ambiente, entre elas a degradação do solo, necessitando utilizar-se de estratégias de recuperação.
Assim sendo, serão apresentadas técnicas que podem ser utilizadas para a recuperação de áreas degradadas pela disposição de resíduos sólidos. Falar-se-á das experiências positivas e negativas de áreas que foram submetidas a remediação. Também será explanada sobre a preocupação quanto ao uso de áreas que foram utilizadas como depósito de lixo e desastres provenientes do uso inadequado de tais áreas.
Desta forma, será realizada uma análise dos diferentes aspectos socioambientais relacionados a disposição de resíduos sólidos, o conhecimento de seus impactos e técnicas que podem ser aplicadas para recuperação de áreas degradadas por este fator.
2 METODOLOGIA
A presente produção textual tem por objetivo analisar os aspectos sócio ambientais relacionados à disposição dos resíduos sólidos e seus impactos, bem como as técnicas que podem ser aplicadas para recuperação de áreas degradadas por este fator. Para chegar a este objetivo utilizar-se-á de fontes bibliográficas, a fim de obter um conhecimento mais seguro acerca do tema. Minayo (2002) alerta que é necessário tomar cuidado para não reescrever obras e conclusões de autores. O ideal é que se estabeleça um diálogo entre a teoria e o assunto tratado no trabalho.