resíduo de borracha
Sustentabilidade na construção civil
1.1 Sub tema:
Reaproveitamento de borracha no ramo
1.2 Problemática:
O que é sustentabilidade? Como a sustentabilidade pode entrar na construção civil? Quais os métodos de reutilização de resíduo de pneus em grandes obras? Porque há um preconceito com a sustentabilidade na construção civil?
1.3 OBJETIVOS:
1.3.1 Geral
Estabelecer a borracha como material sustentável na construção civil.
1.3.2 Específicos
- Alertar a população da necessidade da utilização de matérias sustentáveis
- Incluir o resíduo da borracha na pavimentação, no concreto, em junta de dilatação, revestimento.
-Eliminar através de estudos os preconceitos
1.4 Hipótese:
Através de dados do IBGE estima-se que das 4974 áreas urbanas, 152 apresentam geração estimada de resíduo acima de 200 toneladas por dia útil. Como consequência da inexistência de politicas publicas, descompromisso dos geradores e má destinação final dos resíduos há a degradação de áreas ambientais e paisagem urbana, acumulo de resíduos que podem gerar risco por sua periculosidade, assoreamento de rios e córregos e proliferação de agentes transmissores de doença. Com o objetivo de diminuir os possíveis impactos e danos causados por esse resíduo estudos foram realizados para avaliar a viabilidade da aplicação desse material na construção civil. Em diversas e diferentes áreas da engenharia pode se acrescentar a borracha e seus resíduos para obtenção de um bom resultado e consequentemente uma ação sustentável. A utilização dos resíduos de construção e demolição comprovadamente viável do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.
1.5 Justificativa:
A natureza já se encontra severamente poluída por nós humanos. A quantidade de lixos descartados aumenta cada dia que passa haja vista que a população mundial não para de crescer juntamente com a grande devastação dos meios naturais. Entretanto, a humanidade já começou a preocupar com sua agressão à natureza.