RESUMÃO DO TRABALHO PARA ESTUDAR
PIB
Portanto pela falta de consumo devido a juros altos no processo de compra e venda, muitas empresas entram em crise ocorrendo demissões involuntárias, com tudo as pessoas tendem a diminuir o seu consumo por conseqüência a falta do poder de compra que intervirá no comércio varejista de forma negativa.
RENDA
A venda no varejo vem caindo cada vez mais, por fatores que se encontram no atual cenário brasileiro onde influencia nas gerações de estoques, e estoque parado é prejuízo na certa.
EMPREGO
Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) afirma que foram fechados 345 mil vagas com carteira assinada no 1º semestre de 2015, porém no segundo semestre a previsão é menor devido ao Governo tomar políticas econômicas que está levando o país a um retrocesso obrigando as empresas a tomarem medidas de demissões arbitrarias ou sem justa causa cada vez mais.
INFLAÇÃO A inflação do primeiro mês de 2015 é a maior taxa mensal registrada desde fevereiro de 2003, quando o indicador subiu 1,57%. Nos últimos doze meses, os preços apurados pelo IPCA ( Índice Nacional de Preço ao Consumidor) acumulam uma alta de 7,14%.
Juros
Recentemente o consumidor final pagou em julho de 2015 torno de 36,3% de juros ao ano. Comparado ao mês anterior houve um aumento de 0,8 percentuais e 4,8 pontos percentuais na comparação anual. O que se nota cada vez mais é os varejistas resgatarem o uso do carnê, pois sofrem com o desaquecimento da economia, a alta dos juros e as maiores exigências dos bancos para liberar crédito.
Como ferramenta de substituição o talão é usado como alternativa ao cartão de crédito e ao financiamento das instituições financeiras. Porém por outro lado deve-se tomar cuidado com o aumento que essa opção pode gerar sobre inadimplência do consumidor.
Cambio
Conclui se que devido o comerciante estar pagando um valor alto em suas mercadorias importadas, isso refletirá no poder de compra do consumidor final onde