Caso Habib S Com Orienta Es Forum 2
Começamos um novo “bloco” de conteúdo. Eles nos ajudarão bastante a entender os comportamentos dentro da empresa. Ao ler o sub- item Variáveis dependentes e independentes (último item O que é comportamento organizacional) irão entender que para administrar os comportamentos temos que agir em 3 níveis: as pessoas, os grupos e as empresas. Proponho que “pulemos” por enquanto o foco nas pessoas e nos grupos e olhemos para as instituições.
E, não é possível entender os comportamentos dentro das organizações se não entendermos a PERSONALIDADE da instituição. Mas, instituição tem personalidade? Isto não é coisa de gente? Rs...
Vamos pular para o último item do material AVA. Ao ler o item ORGANIZAÇÃO (foco nos sub-itens estrutura organizacional e cultura e clima organizacional) vc conhecerá um conceito novo, chamado CULTURA ORGANIZACIONAL (o que estou chamando de personalidade da empresa). A cultura é formada pelos valores que cada organização carrega. O “DNA” deste modo de ser de cada empresa carrega a FILOSOFIA (conjunto de valores e formas de pensar) de seus fundadores e heróis (pessoas que mudaram o rumo da organização).
A grande questão é que quando falamos de valores eles são subjetivos (cada um tem o seu) e uma boa gestão de empresas tenta agrupar pessoas que possuam, no mínimo, valores compatíveis. (processo de seleção, promoção, avaliação de desempenho e etc...)
Exemplo:
Imagine a padaria do Sr. Manuel, português, que acredita que o horário é fundamental para seu negócio. Abre a padaria todos os dias as 5:00hs e a fecha as 22:00hs. Acredita também que seu pão deve ser de qualidade (que para ele é sinônimo de pão graúdo e crocante).
Sr Manuel tem dois funcionários: João, chega sempre antes de horário, tem hábitos de higiene duvidáveis e é ríspido com os clientes (fato que faz a fila andar rápido quando atende no balcão) e Zéca, que chega sempre atrasado, mas depois que está no trabalho se dedica de corpo e alma. É extremamente higiênico e