Resumão De Filosofia Para O ENEM
UNIDADE I – As escolas filosóficas gregas
Parte I - Do mito ao logos.
A busca pela essência: As escolas pré- socráticas
Depois de um período marcado pelo iletramento e pela economia agrária, entre os séculos XII e
VIII a.C., a Grécia volta a se relacionar com outros povos mediterrâneos. O florescimento do comércio, a retomada da economia monetária, o crescimento das cidades-Estado, e o contato cada vez maior com fenícios, lídios, cretenses e egípcios foram de suma importância para o surgimento da Filosofia.
A cidade grega de Mileto ficava no litoral jônico e era uma ativa encruzilhada de negócios e comércio. É ali, na passagem do século VII a.C. para o VI a.C. que aparecerão os primeiros filósofos gregos.
Tales de Mileto (623 a.C. - 558 a.C.)
"Nem sempre muitas palavras indicam muita sabedoria"
“Todas as coisas são feitas de água”. Essa é, possivelmente, a primeira afirmação filosófica da história. Sábio conhecedor da astronomia, da geometria e da economia, sua importância maior para a filosofia é, além de ter sido o primeiro filósofo grego, a de ter estabelecido a principal preocupação da filosofia naquele período: a indagação a respeito da essência das coisas. Anaximandro (610 a.C. - 547 a.C.)
“Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas”
Inventor e homem prático, acredita-se que Anaximandro tenha sido o primeiro cartógrafo da história. Também nascido na cidade de Mileto, Anaximandro discordava da teoria cosmológica de Tales: para ele, a substância primária de que são feitas as coisas não poderia ser uma das suas próprias formas especiais. Deveria ser algo mais fundamental. Como todas as formas da matéria estão em eterna luta (quente contra frio, úmido contra seco, escuro contra claro), se tudo fosse feito de uma dessas formas, ela se sobreporia às outras. Sendo assim, estivesse Tales correto, o caráter úmido da água teria já eliminado o conceito de
“seco”. Anaximandro imagina assim uma espécie de