resumos
O filme cómico caracteriza-se pela inclusão de brincadeiras, tanto verbais como visuais. L'arroseur Arrosé (O Regador Regado), de 1896, filme francês dos irmãos Lumière, é considerada a primeira comédia da história do cinema. Desde o começo, criavam-se filmes com imagens que fazem rir as pessoas, mesmo que fosse sem o acompanhamento do som. Nestas comédias basicamente utilizava-se quedas, perseguições, dos golpes, das quedas e das surpresas das personagens pra conseguir a hilaridade do público. Eram filmes com golpes de torta (clássico) e inúmeras situações descabidas e insólitas.
Comédia Muda
A comédia muda teve origem em vaudeville, no café-concerto, music-hall (algo parecido com um teatro), e no circo. Eram os fatores externos que desencadeavam o riso nas pessoas e não as personagens em si, mas sim as situações inusitadas e sem sentido.
Foi nos EUA que a comédia muda teve um rumo mais produtivo, pois o país estava a passar por uma fase de pós guerra-civil, e a caminho da democracia. As comédias abordavam temas rapidamente absorvidos pelo público, tais como a crítica às instituições convencionais: casamento, escola, ordem pública, numa forma de “criticar a si mesmos”. As comédias mostravam, portanto, roubos grotescos, flertes com a mulher do amigo, mentiras, marcando o surgimento do gênero “nonsense”.
Com o surgimento de Charles Chaplin, há uma grande mudança na comédia cómica. Inicialmente sua personagem ainda tinha a brutalidade dos personagens da Keystone, mas já com a sensibilidade proveniente da cultura inglesa, com um refinamento interpretativo que aos poucos vai se delineando até compor o personagem eternizado do vagabundo. Apenas em 1915, com os dois filmes feitos para a Cia, The Tramp (“O Vagabundo”), e The Bank (“O Banco”), Chaplin consegue delinear seu personagem por completo,