resumos
CDD.20.ed. 613.711
O CICLO DE ALONGAMENTO E ENCURTAMENTO
E A “PERFORMANCE” NO SALTO VERTICAL
Carlos UGRINOWITSCH*
Valdir José BARBANTI*
RESUMO
O salto vertical é uma ação básica para várias modalidades esportivas, sendo que muitas pesquisas vêm sendo realizadas na tentativa de se estabelecer um referencial teórico para sua compreensão.
Seu desenvolvimento se deu em grande parte pela importância que o salto vertical tem para o estudo do Ciclo de Alongamento e Encurtamento (CAE), o qual é um mecanismo fisiológico que tem como função aumentar a eficiência mecânica do movimento. Ele está baseado no acúmulo de energia potencial elástica durante as ações musculares excêntricas, a qual é liberada na fase concêntrica subseqüente na forma de energia cinética.
Para testar a quantidade de acúmulo e utilização da energia potencial elástica, duas técnicas de salto vertical são comumente utilizadas, o “squat jump” (SJ) e o “counter movement jump” (CMJ). O aumento da força na fase concêntrica do salto vertical, com a utilização do CAE, não está ligado somente à energia potencial elástica, pois existem outros mecanismos auxiliares como o reflexo de estiramento, a força gerada na ação excêntrica e o padrão de ativação das unidades motoras. Questões relacionadas ao controle motor para a execução destas duas técnicas de salto vertical também parecem ter influência primordial. Todas essas questões teóricas forneceram grandes contribuições para a elaboração de treinamentos com o intuito de melhorar a “performance” no salto vertical. A partir do exposto, os objetivos desse trabalho foram analisar o referencial teórico que fundamenta o CAE, e relacionar o mesmo com os meios e métodos de treinamento utilizados para melhorar a “performance” nas ações de salto vertical.
UNITERMOS: Ciclo de alongamento e encurtamento; Salto vertical; Treinamento esportivo.
INTRODUÇÃO
Várias
modalidades esportivas utilizam o salto vertical durante os jogos ou provas