Resumos do atletismo
Skipping: deslocamento proporcionado pela elevação alternada dos joelhos até a altura do quadril, mantendo o tronco ereto, estando com os cotovelos flexionados a 90 graus.Os braços movimentam-se no sentido ântero-posterior, priorizando a frequência do movimento.
Anfersen: flexão alternada dos joelhos, tocando os calcanhares nos glúteos, mantendo o tronco ligeiramente inclinado para frente. Os cotovelos flexionados a 90 graus e os braços movimentam-se no sentido ântero-posterior, priorizando a frequência do movimento.
Hopserlauf: saltos alternados com a elevação do joelho, movimentação alternada dos membros superiores e inferiores e tronco ereto. Pode ser realizado em progressão vertical, enfatizando a impulsão, ou em progressão horizontal para enfatizar a amplitude da passada.
Grande Roda: Exercício realizado principalmente por barreirista consiste no deslocamento proporcionado pela combinação de três movimentos do dribbing ou skipping com a elevação do joelho e extensão da perna para frente, realizando um movimento circular até retornar a posição inicial para dar continuidade ao exercício.
Classificações: quanto ao tempo: de velocidade até 400 m ; meio-fundo, com distância entre 800 e 2000 m ; de fundo, acima de 3000 metros. Quanto ao tipo de prova: rasa de velocidade, com barreira e com obstáculos. Quanto a participação, individual ou equipes.
Corridas rasas de velocidade: alta intensidade e baixo volume. Maior: inclinação do tronco; ênfase na movimentação dos braços no sentido anteroposterior; frequência e amplitude das passadas; contato com os pés no solo; visualização da fase aérea, perda de contado dos pés com o solo. Essas provas são realizadas em raia marcada, assim a invasão de raia atrapalhando o outro competidor