Resumos De Hist Ria 2
Teste de História
1. Contextualizar a pintura renascentista
A arte do Renascimento nasceu entre a continuidade dos aperfeiçoamentos do gótico e a ruptura com essa mesma tradição, aproximando-se dos ideais clássicos. Nesta nova época, o Homem foi tomado como medida de todas as coisas, tornando-se, ele próprio, objeto de pesquisa. Os artistas possuíram uma formação mais humanista e científica que defendia a sua própria autonomia e emancipação.
A pintura Renascentista nasceu em Itália no século XV, fundou-se num espírito novo e foi o culminar de um longo processo evolutivo vindos dos séculos XII e XIII.
O conteúdo e a finalidade da arte era a beleza, entendida como representação objectiva da realidade e atingida com o conhecimento e a cópia da Natureza. Para que isso acontecesse os pintores renascentistas aplicaram-se na dedução de regras racionais e soluções científicas que, após descobertas, deram origem a cânones.
A partir de finais do século XV e no século XVI, a expressão artística ganhou mais sentimento e emoção.
2. Evidenciar características técnico-formais e estéticas da pintura de
“Quattrocento”(Florença)
A pintura italiana no início do Quattrocento (século XV), apresenta características muito próprias e inovadoras, tanto técnicas como estético-formais e temáticas.
A primeira conquista técnica foi a de perspectiva, rigorosa e científica, que permitiu a construção do espaço pictórico segundo as leis da óptica, das proporções geométricas, da exactidão matemática e do tratamento da luz, de um modo coerente e integrador.
A segunda e mais tardia foi a introdução da pintura a óleo, técnica importada da
Flandres e das cidades alemãs que conviveu com o fresco e a têmpera. A pintura a óleo, porque tem um tempo de maior secagem, permitiu a elaboração de modelados e de velaturas, pormenorizando a representação com obtenção de brilhos e reflexos intensos de grande vivacidade cromática, tão necessários ao verismo procurado pelos pintores renascentistas.
A