Resumos Comissário de voo - bloco I
EMG
“Segurança é a arte de reduzir a um mínimo as possibilidades de risco.”
“Muitas vidas podem ser salvas se o comissário estiver apto e condicionado a reagir prontamente em uma situação de emergência.”
“Emergência é toda situação ANORMAL que põe em risco a segurança da aeronave e de seus ocupantes.”
Emergência secundária: Quando há suspeita ou quando existe a visível indicação de uma provável pane. (Comissário recebe o alerta da cabine de comando, se prepara para a emergência e passa aos passageiros os procedimentos de pouso de emergência, operação das saídas e escorregadeiras, entre outros).
Emergência primária: Perigo iminente (Despressurização, fogo a bordo, mau funcionamento mecânico que exige pouso de emergência) exige ação imediata dos comissários.
Pressurização: Ver: http://www.youtube.com/watch?v=rBE5JNIUsSo
Pressurizar um avião é criar um ambiente artificial onde a pressão e a temperatura sejam compatíveis com a que precisamos para viver normalmente ao nível do mar.
O limite fisiológico para uma pessoa é de 10.000 pés, de 10.000 a 12.000 pés não são todos que se adaptam, e acima de 12.000 (Zona de reação compensada) é necessário o uso de oxigênio suplementar. Os aviões são pressurizados a uma altitude - pressão de 8.000 pés.
A insuficiência de oxigênio nas células do corpo é conhecida como HIPÓXIA e apresenta a cada nível de altitude variações na velocidade em que ocorre, sendo necessário a utilização de um sistema de pressurização onde o ar “sangrado” dos motores é injetado no interior da cabine. O ar é eliminado através de válvulas OUT FLOW. A diferença entre a pressão interna (que é maior) e a externa, é chamada de DIFERENCIAL DE PRESSÃO.
Despressurização: Perda de pressão. Ocorre com uma pane do sistema, ruptura de uma janela ou porta.
Tipos de Despressurização:
Explosiva : menos de 1 segundo.
Rápida : até de 10 segundos.
Lenta : acima de 10 segundos.
Quanto maior for o DP (diferencial de pressão