Direito
A PRODUÇÃO
O objetivo do administrador é decidir o que produzir para o mercado, levando em consideração a forma mais eficiente de produção e com o mínimo custo.
A produção é um processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado.
Se a produção tem como resultado um único produto, a produção é simples.
Caso dê origem a mais de um produto, a produção é múltipla.
O produto é qualquer bem ou serviço resultado de um processo de produção.
A firma tem a sua disposição uma tecnologia permitindo obter volume de produção utilizando diferentes quantidades de bens e serviços transformáveis: os fatores de produção. Os fatores de produção dependem da eficiência, sendo estas: a
Eficiência Técnica e a Eficiência Econômica.
Eficiência Técnica: dos diferentes processos de produção, o tecnologicamente mais eficiente é aquele que produzirá uma mesma quantidade do produto, porém com uma menor quantidade de insumos.
Eficiência Econômica: dos diferentes processos de produção, o que permite produzir uma mesma quantidade de produto, com o menor custo de produção é tido como
“economicamente eficiente”.
Função de produção: é a relação técnica que indica a quantidade física máxima que se pode obter de um produto, por unidade de tempo, q, partindo da utilização de determinada quantidade de insumos, por meio da escolha do processo mais conveniente, por unidade de tempo. q f N, K, M q Quantidade total produzida, por unidade de tempo.
N Quantidade de mão-de-obra por unidade de tempo.
K É o capital físico por unidade de tempo
M Quantidade de matéria prima por unidade de tempo.
No processo de produção, os fatores de produção são classificados em fixos variáveis. Fator de produção fixo: a quantidade desse fator permanece inalterado quando produção varia.
Ex: as instalações da firma.
Fator de produção variável: a quantidade desse fator varia conforme se deseja