Resumos Biologia
O cariotipo masculino distingue-se do feminino devido às difrenças no par de cromossomas nº23 que, por essa razão, se chamam cromossomas sexuais.
Estes cromossomas passam de uma geração à seguinte como qualquer outro par de cromossomas. Assim, os gametas femininos, par além dos autossomas, possuem ainda um cromossoma X e os gametas masculinos, diferenciam-se com igual probabilidade os que transportam para além dos autossomas o cromossoma X e os que transportam o cromossoma Y.
Como todos os oócitos II possuem um cromossoma X, p sexo de uma criança é determinado pelo cromossoma sexual transportado pelo espermatozóide.
TRANSMISSÃO GENÉTICA DE GENES LOCALIZADOS NO CROMOSSOMA X
Os genes localizados no cromossoma X têm diversas possibilidades de transmissão, conforme se trata de homens ou de mulheres.
O cromossoma X e Y possuem entre si um baixíssimo grau de homologia. (no X existem muitos genes e no Y muito poucos).
Na mulher, como existem dois cromossomas X, os genes localizados nesses cromossomas formam pares de alelos que funcionam como nos autossomas, isto é, os alelos recessivos so se manifestam de casos de homozigotia.
No homem, os genes localizados no cromossoma X manifestam-se quer sejam dominantes ou recessivos, pois são únicos, uma vez que o cromossoma Y não posssui o alelo correspondente. Logo é mais frequente manifestar-se uma carateristica determinada por um gene recessivo nos individuos do sexo masculino do que nos do sexo feminino.
Transmissão do Daltonismo
Incapacidade de distinguir determinadas cores, como por exemplo, a vermelha ou a verde, que são vistas como cinzentas.
É uma anomalia determinada por um gene recessivo, podendo representar-se esse gene por d e o gene normal por D.
Uma mulher daltonica é obrigatoriamente homozigótica recessiva (Xd Xd). Como o unico cromossoma dos filhos provém do gameta feminino, eles serão daltónicos (XD Xd). Quanto as filhas elas recebem