Resumo
Durante esse semestre estamos estudando o voleibol, esporte bastante popular e de tradição no Brasil. É muito importante para nós, futuros educadores, conhecermos não só a técnica e as regras desse esporte, mas sim sabermos como ensinar ao menos seus fundamentos para que qualquer individuo consiga praticar o mesmo e é por isso que elaboramos esse trabalho.
2. Objetivo
Esse trabalho tem a intenção de demonstrar como poderia ser uma aula para desenvolver dois fundamentos do voleibol, sendo eles o saque e o passe. Para isso utilizaremos alguns materiais (bolas de voleibol, elásticos e garrafas) para o ensino desses dois fundamentos.
3. Plano de aula
1. Alongamento: se faz necessário alongar membros inferiores, superiores e tronco, pois todos esses segmentos corporais são exigidos durante a prática do voleibol e das atividades referentes a ele.
3.2 Aquecimento: para promover o aquecimento usaremos uma brincadeira adaptada. Nesse caso faremos um morto-vivo usando alguns fundamentos do voleibol (manchete, toque em suspensão, saque por baixo), ou seja, ao invés de se dar os comandos como morto ou vivo, fala-se esses três fundamentos de forma rápida e sequencial, sendo que os alunos deverão executar o movimento ao menos parecido com o correto.
3.3 Primeira atividade principal: Primeiramente deve ser explicado e demonstrado aos alunos o fundamento a ser trabalhado, nesse caso o saque. Posteriormente os alunos deverão formar 4 filas atrás da linha de saque, sendo que em três filas o saque será por baixo onde cada fila usará um tipo de batida na mão (mão fechada em supinação, mão espalmada também em supinação, ou mão fechada em meia supinação) e em uma fila o saque deverá ser por cima. Do outro lado da rede serão posicionadas varias garrafas no chão e os alunos deverão tentar mirar e acertar em uma delas, pois no vôlei a intenção é colocar a bola no chão para pontuar. Após o aluno efetuar o saque ele