Resumo
A ESSÊNCIA DA FILOSOFIA
A ESSÊNCIA DA FILOSOFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
Hessen, Joannes. Teoria do Conhecimento. SP, Martins Fontes, 2000, P.5 a 16.
O objetivo do autor nesse texto é discutir sobre as definições da essência da filosofia, como encontrar através da teoria do conhecimento a essência da filosofia. Para Hessen, chegar a essa definição não basta apenas a junção de duas palavras, e argumenta que se reunisse diferentes definições de vários filósofos poderia chegar a essa definição, porém ele descarta essa forma, pois não seria possível obter uma definição uniforme para o que ele busca.
A tese que Hessen tenta explicar é que mesmo comparando as diferentes definições de cada filosofo não possibilitaria a compreensão, pois esse fato histórico só seria possível através do contexto histórico de cada filosofo a época em que viveu, mas isso só possibilita a compreensão e não o conceito definitivo da essência.
Hessen busca a partir dos sistemas de alguns filósofos como Platão, Aristóteles, Decartes, Leibniz, Kant e Hegel uma explicação para a essência, porém esses sistemas visam uma totalidade e não o que têm de comum em todos os sistemas. Com isso Hessen acredita que a essência da filosofia é uma questão universal, racional e intelectual, até aqui ele acredita ter chegado ao conceito da filosofia, mas ainda não é o suficiente para definir o que é essa essência.
Na tentativa de concretizar sua teoria, agora Hessen também visa as contradições da essência, e faz comparação da filosofia de Sócrates, Aristóteles e Platão, justificando assim que cada uma têm suas características e mesmo fazendo essas comparações não admite ser o suficiente, partindo novamente para definição da essência Hessen diz que é preciso fazer a ligação entre dois sistemas, que são: visão de si e visão do mundo, através destes é possível completa-los e corrigi-los, através de outros elementos Hessen apresenta a compreensão do mundo e a