Resumo
Ecofisiologia de Cultivos Anuais 01
PEIXOTO, C. P. Mandioca. In: CASTRO, Paulo; KLUGE, Ricardo Ecofisiologia de Cultivos Anuais, São Paulo: ed. Nobel, 1999.
O artigo de Peixoto cita que, a mandioca é um desenvolvimento histórico, social e econômico do nosso povo. Apesar de a palavra ser de uma origem americana em que, o seu centro de origem é o Brasil Oriental Tropical: “é de um surgimento da região da Amazonia. A Manihot é gênero que se tem um numero aproximado de 200 espécies” (p.109). Segundo o autor, no estudo da mandioca podemos conhecer da sua anatomia e morfologia as estratégias usadas para altas produções, como:
.
A mandioca é uma cultura que se tem um grande um valor comercial onde o seu fotoperiodo influencia na germinação da cultura [...] além de exigir bastante luz solar e se pode ser plantada em consórcios com outras culturas como; hortaliças, leguminosas, e milhos, mesmo sendo sujeita nos seus primeiros estádios de desenvolvimento a deferentes graus de sombreamento e de baixa intensidade (p.115).
Suas estratégias de produções são produzidas através das folhas onde se conserva a energia solar e química na forma de carboidrato para o desenvolvimento maior da planta e seu equilíbrio entre as folhas e as raízes. No entanto, seu potencial produtivo é estimado em 80 t a 90 t de matéria fresca por hectare o que vale de 30 a 32 de matéria seca. Por fim, os métodos usados para a pesquisa desse artigo podem ter acesso da morfologia da cultura a o seu rendimento potencial que se pode alcançar por hectare.
.