Resumo
Ao escrevermos a equipa.(7) para soluções líquidas e em função da diferença de fração molar como força motriz ao transporte de A, encontramos: nay=ckm(xap-xa). Aqui podemos expressar a sua concentração global de fase líquida como c=Pl/ml, possibilitandonos escrever:
Meio estagnado
Caso esse meio seja gasoso equação na direção ye considerando nela (z2-z1)=y1, assim como identificando yap a ya1 e yainfinito a ya2, verificamos:
Considerando que se trata de um meio em que há o transporte como sendo gasoso e ideal, c=p/rt, é retomada:
Ao igualarmos as equações:
Fazendo-nos escrever o fluxo molar de A da seguinte maneira:
O parâmetro ky é definido como coeficiente de transporte de massa da fase gasosa, cuja força motriz é a diferença da fração molar do soluto. Este coeficiente apresenta como unidade: mols de A/área.tempo.delta yA.
E que kx através da expressão 7.26:
No caso de a força motriz ao transporte do soluto ser a diferença da sua concentração molar, a definição do coeficiente de transferência de massa fica:
(7.28)
Contradifusão equimolar
Nesse caso os coeficientes de transporte de massa são frutos somente da contribuição difusiva, (z2-z1)=y1, cap=ca1 e cainfinito=ca2, encontramos como resultado:
Análise do escoamento
- Camada limite dinâmica: escoamento laminar de um fluido newtoniano sobre uma placa placa horizontal parada
O escoamento laminar caracteriza-se por admitir que um fluido escola feito conjunto de lâminas sobrepostas. Ao entrar em contacto com uma das extremidades da placa plana horizontal parada, a lâmina de fluido adjacente à sua superfície adere e tem velocidade nula: principio do ñ deslizamento. As lâminas vizinhas são desaceleradas em virtude da ação das forças viscosas.
A dedução das equações que governam o escoamento dentro da região de camada limite. Admitindo:
Quadro - transferência de movimento em nível microscópico
Transferência macroscópica: colisão entre