resumo
A Orientação Educacional desde a sua origem até o momento atual
A orientação educacional foi vista de formas diferentes nos vários períodosda história. A escola, em si, passou por muitas transformações ao longo dos anos e os diferentes setores que nela atuam, de acordo com as necessidades da época, valores e exigências que imperavamna sociedade. A orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado pedagogo. Nas diferentes redes escolares, este profissional se existente, recebedenominações variadas e exerce atividades também variadas. Tal diversidade descaracteriza a real dimensão de seu fazer profissional e estabelece um conflito entre os diversos papéis desempenhadospelos diferentes profissionais da educação. Nesse sentido, esse artigo apresenta a existência desse profissional, além de uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho do orientadoreducacional, apontando para a necessidade de sua presença em todas as escolas.
Em 1924 tem a primeira tentativa de inserção da Orientação Educacional, em São Paulo no Liceu de Artes e Ofícios, voltado para o modelo americano.
Em 1931 Lourenço Filho criou o primeiro serviço público de Orientação Profissional no Brasil.
Na década de 20 surgiu um movimento em prol a educação.
O “Manifesto dos Pioneiros”, de 1932, representa um alerta às causas e princípios educacionais. Nesta mesma época a ABE ofereceu cursos de Extensão sobre Orientação Educacional e em 1939 uma Comissão Interministerial foi incumbida de regulamentar cursos profissionalizantes para trabalhadores.
No ano de 1940 a partir desta data a Orientação Educacional é divulgada a nível nacional de acordo com o decreto lei 4.073/42 sendo considerado como um “ajustador”.
1942 a 1946 no desenvolvimento da Orientação Educacional: preocupação com a qualificação profissional se atrela à redefinição político-econômica em curso. Ganhou visibilidade e foi legalmente