Resumo
A abordagem da competência é uma alternativa para programas de educação e de gestão das relações de trabalho. Essa abordagem indica que os programas educacionais voltados para profissionais sejam direcionados para atende as necessidades do mercado. E nos caso das organizações que querem ser competitivas, cabe uma atenção não só com os processos produtivos, mas também com os recursos humanos e a competência de seu negócio.
Na literatura três abordagens específicas tratam desse tema quando ligado às relações de trabalho, e são elas: a da administração estratégica que trata do conceito de competência em toda a organização e compreende um conjunto de conhecimento que dá o diferencial competitivo diante do concorrente, dificultando que haja imitação; gestão de recursos humanos que preconiza a interação todas as atividades dos recursos humanos, associando assim a descrição de tarefas e avaliação de resultados e comportamento individuais de maneira que permita a comparação com o esperado pela organização; e a da sociologia da educação e do trabalho está direcionado para o conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, envolve questões técnicas, sociais e afetivas relacionadas ao trabalho. Onde o conhecimento se refere às informações assimiladas pelo indivíduo, a habilidade é a sua capacidade de ação e a atitude trata dos aspectos afetivos e sociais ligados ao trabalho.
O conhecimento, habilidades e atitude no contexto da competência são interdependentes, ou seja, um indivíduo que apresenta uma habilidade específica demonstra que ele também adquiriu um conhecimento específico, essa regra vale para as demais relações. O mesmo vale para o processo de aprendizagem do indivíduo onde as três dimensões são utilizadas simultaneamente. Para a organização que opta pela utilização do modelo de gestão de recursos humanos baseado nas competências, a mesma deverá identificar as competências que atendem as necessidades