Tilibra
História
1920 e 1930
Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de “Typografia Brasil” na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo.
Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da “Typografia Brasil”, que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.
1940
Em meados da década de 40, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para “Typografias e Livrarias Brasil”, a primeira sociedade anônima de Bauru.
Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.
1950
O ano de 1953 marcou a conquista do Jubileu de Ouro. A Tilibra possuía representantes comerciais em 11 estados brasileiros e uma política de investimentos em modernas máquinas gráficas. Nesta época, a “Typografias e Livrarias Brasil” já distribuía os seus produtos em boa parte do país.
1960
Em 1962, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de 40 mil metros quadrados.
1970
A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome “Typografias e Livrarias Brasil” para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.
1980
As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes