Resumo
Resumo dos capítulos 2 e 3
Resumo da apostila de fundamentos de economia:
Caítulo 2: Evolução do pensamento econômico (breve retrospecto)
Precursores da teoria econômica:
As primeiras referências economicas tiveram início na grécia antiga nos trabalhos de Aristóteles sobre adiministração privada e finanças públicas. Nesse período também há referências de Xenofonte e Platão. A partir do século XVI nasce o mercantilimo que tem como base o acúmulo de riquezas de uma nação, continha alguns princípios como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Considerava-se que o govero de um país seria mais forte e poderoso pela quantidade de metais preciosos que possuia.
No século XVIII surge a fisiocracia, que pregava a natureza como a única fonte de riqueza. A fisiocracia sugeria com desnecessária a regulamentação governamental , pois a lei da naturaza era suprema. Destaca-se François Quesnay, o primeiro a dividir a economia em setores mostrando a relação entre eles, que posteriormente seria aperfeiçoado e se transformaria no sistema de circulação monetária input-output.
Em 1776 Adam Smith através do livro a riqueza das nações trata de uma forma abrangente sobre questões econômicas que vão de leis do mercado e aspectos monetários até distribuição do rendimento da terra. Smith acreditava que o livre comércio levaria a sociedade ao crescimento econômico e que buscar o lucro máximo levava ao bem-estar da comunidade. É o princípio do liberalismo, onde o mecado seria o regulador das decisões econômicas sem a atuação do estado. Defendia a idéia de que a produtividade decorre da divisão do trabalho, a aplicação desse princípio levaria a condições favoráveis para o aperfeiçoamento e invento de novas máquinas e técnicas.
Tendo como base as idéia de Smith, David Ricardo desnvolveu alguns modelos econômicos. Sua análise de distribuimento da terra foi base para muitas idéia neoclássicas. Ricardo também desenvolveu estudos sobre