Resumo
Agência Fapesp - 12/04/2010
Todos os anos, cientistas de diversos países, com projetos de pesquisa apoiados pela Microsoft Research, são convidados pela empresa para participar do External Research Symposium, em Redmond, nos Estados Unidos.
Os objetivos da reunião são apresentar resultados de pesquisa, trocar ideias e experiências e discutir estratégias futuras com colegas de outros países.
Resultados científicos e tecnológicos
Dez projetos foram representados em uma sessão de pôsteres. Os cinco projetos aprovados na primeira chamada do instituto, em 2007, tiveram seus resultados divulgados em palestras específicas.
Como esses projetos terminarão durante o primeiro semestre de 2010, já contam com vários resultados científicos e tecnológicos. Os projectos brasileiros foram apresentados por equipes compostas por seus coordenadores e alunos.
Segundo Brito Cruz, o envolvimento de alunos em reuniões internacionais de pesquisa é muito importante para a sua formação como pesquisadores. "Esse envolvimento estimula que continuem a desenvolver pesquisa e mostra aos estudantes, desde cedo, a importância da cooperação científica com pesquisadores de outros países", ressaltou.
Nova forma de fazer ciência
O simpósio contou com cerca de 150 cientistas de diversos países e áreas do conhecimento. "Os trabalhos apresentados por pesquisadores de todo o mundo mostraram a variedade de temas abordados, indo desde aspectos de uso da computação na saúde (eHealth) até questões de preservação e recuperação do conhecimento armazenado em mídia digital", disse Claudia Bauzer Medeiros, professora do
Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também esteve no simpósio.
"Um dos temas mais enfatizados foi o aparecimento de uma nova forma de fazer ciência, apoiada pela tecnologia da informação. Cada vez mais, cientistas de todos os domínios do conhecimento precisam de novas formas de gerenciar,