RESUMO
Há um grande questionamento sobre a percepção que temos do mundo: O mundo existe por que percebemos ou percebemos o mundo que existe? Os neurocientistas acreditam que percebemos apenas uma parte do mundo ao nosso redor e que seria impossível captarmos todos os eventos existentes e que acontecem ao mesmo tempo.
Então o que é exatamente a percepção??
Percepção: Refere-se a capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. Ela é considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.
A percepção possui ainda uma característica chamada constância perceptual. Para os nossos sentidos, cada posição do objeto (perto, longe, claro, escuro) produz uma imagem visual diferente, mas para a percepção trata-se do mesmo objeto. A percepção é apenas uma consequência da nossa sensação e nem sempre está inteiramente disponível a nossa consciência, pois é filtrada pelo mecanismo da atenção, sono e emoção.
A percepção está ligada aos nossos cinco sentidos
Percepção visual: cores, movimentos, intensidade luminosa. Percepção auditiva percepção de timbres, alturas ou freqüências, intensidade sonora ou volume, ritmo e localização auditiva Percepção gustativa: discriminação dos sabores doce, amargo, azedo e salgado
Percepção olfativa percepção de odores pelo nosso nariz. Percepção tátil: A percepção tátil permite reconhecer a presença, a forma e o tamanho dos objetos em contato com o corpo e ainda temos a percepção temporal, espacial e propriocepção.
Percepção temporal:
Percepção espacial:
Percepção Propriocepção:
As Desordens Da Percepção
As desordens da percepção são chamadas agnosias, termo derivado do grego gnosis, que significa conhecimento. Este termo foi cunhado pela Psicanálise por Sigmund Freud. As agnosias, geralmente, são causadas por lesões no