TESTE SUSTENTABILIDADE
1. Faça uma relação entre o artigo 225 da Constituição Federal Brasileira citado no texto e a condição atual dos ambientes aquáticos das regiões urbanizadas no Brasil.
2. Descreva a importância do uso sustentável da água, enfatizando seu uso na indústria e agricultura, e a qualidade desse recurso para o futuro.
3. Em relação ao ciclo da água estudado, descreva os principais fatores humanos que geram desequilíbrio no ciclo desse elemento.
Respostas:
1. Em relação às ambientes aquáticos, o artigo estabelece o direito a todos ao meio ambiente, e essencialmente ao uso água, para uma boa qualidade de vida. A água que para nós é um bem precioso e de domínio público, sendo um recurso natural limitado, funciona como fator de desenvolvimento, pois ela é utilizada para inúmeros usos, dotado de valor econômico.
Porém com a urbanização o consumo da água aumentou gerando alterações no ciclo hidrológico natural. E causando impactos, como por exemplo. Com o desenvolvimento urbano a cobertura vegetal é alterada, provocando vários efeitos que modificam os componentes do ciclo natural da água. Outro exemplo é os aterros sanitários que contaminam as águas subterrâneas pelo processo natural de precipitação e infiltração. Grande parte das cidades brasileiras utiliza fossas sépticas como destino final do esgoto. Este conjunto tende a contaminar uma parte superior do aqüífero. Outro fator é que com o aumento da população aumentam-se enormemente as demandas para grandes volumes de água, aumentando também os custos do tratamento, a necessidade de mais energia para distribuição de água e a pressão sobre os mananciais.
Os impactos causados por esses motivos já podem ser notados. Como as construções de represas, que altera o fluxo dos rios e interfere na migração e reprodução de peixes. Construção de diques e canais destrói a conexão do rio. Poluição não controlada diminui a qualidade da água. Poluentes do ar (chuva ácida) Alteram a composição química de rios e