Estatística - produtos sustentáveis
CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Bruno Flor
Fernando Mattos
Ivan Rodrigues
São Paulo
2012
Bruno Flor
Fernando Mattos
Ivan Rodrigues
COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Trabalho de Estatística Multivariada apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte da avaliação do segundo semestre de 2011.
Orientador(a): Prof(a): André Castilho Ferreira da Costa
São Paulo
2012
Sumário
1. Referencial Teórico 4 2. Introdução 7 3. SPSS e Análises 12 4. Conclusão 23 5. Referências 24
1. Referencial Teórico
Normalidade Em uma distribuição normal são analisados os fatores como média e desvio padrão da população que estamos estudando, no nosso caso, todos os indivíduos que podem ou não comprar produtos sustentáveis. Como impacto da distribuição normal observamos que se os dados estão alocados a um desvio padrão da média, teremos a probabilidade de 68% da média da amostra estar próxima à média da população, o que além de facilitar a análise dos dados, a confiabilidade está presente. Já os dados que são maiores que 3 desvios padrão são considerados outliers, ou seja, estão muito distante da média da população e podem ser descartados, sem impactar significativamente em nossa análise. Dos vários métodos para se analisar se uma amostra possui distribuição normal ou não, o mais utilizado no decorrer do trabalho será pelo teste de Kulmogorov-Smirnov. De acordo com Fávero et. al. (2009) para identificarmos a normalidade no K-S, devemos:
• fixar a hipótese nula Ho e a hipótese alternativa H1. A primeira afirma que a amostra vem de uma população normal, caso seja aceita, já a outra afirma que a amostra não possui distribuição normal;
• Deve-se fixar a significância desejada. A significância utilizada nas análises do