Mestrado
Tendências na Gestão de Pessoas: uma visão estratégica
RESUMO
O objetivo deste artigo é tratar, mesmo que teoricamente, a Gestão de Pessoas, apresentando as tendências nos recursos humanos organizacionais organizados sob uma visão estratégica. Desta forma as empresa s investem no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores tendo bons resultados. A organização que aprende é o enfoque final do artigo expondo as características das empresas que estão se adequando a estas tendências.
Palavras Chave: Gestão de Pessoas. Vantagem Competitiva. Estratégia Organizacional. Tendências.
1. INTRODUÇÃO
A organização possui um recurso específico e primordial que são as pessoas, que por sua vez por causa da competitividade global e a luta pela sobrevivência das organizações, tem se transformado cada vez mais em ganhos e produtividade para as empresas. Como as empresas obtêm vantagem competitiva através da gestão estratégica de pessoas? Um mundo no qual os negócios se tornam, cada dia mais, caracterizado pela competitividade e eficiência, gerir estrategicamente pessoas é compreender que as personalidades são complexas e dinâmicas e que cada pessoa é um conjunto de valores crenças e informações que interagem em todas as decisões da empresa, por isso é necessário saber interligar estes aspectos para atingir produtividade e gerar produtividade.
A Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial centrados em cargos, vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vem passando as organizações. No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. É preciso estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o