producao textual
O interesse próprio torna-nos competitivos, mas não é suficiente em prol do bem comum. Empurrado ao seu extremo lógico, o interesse próprio e individual sugere que geralmente este seria uma forma para o indivíduo se evadir às regras pelas quais outros se guiam. Em condições de interdependência e informação imperfeita, a racionalização do interesse próprio é constrangida por um código moral interno. O que impede os indivíduos de agirem unicamente de acordo com os seus interesses? Uma resposta seria que a tendência que temos para maximizar o nosso bem-estar material às custas dos demais é inibida por uma profunda e impregnada consciência de valores morais.
2. Microeconomia e Macroeconomia :
2.1. Inflação
A Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
A inflação é muito ruim para a economia de um país. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.
Podemos citar as seguintes causas da inflação:
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
2.2. Taxa de juros
A taxa de juros e o instrumento utilizado pelo banco central para manter a inflação sob controle. Se os juros caem muito, a população tem mais acesso ao credito e consome mais. Este aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender esse maior consumo. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e