FEST Faculdade De Educa O Santa Terezinha
633 palavras
3 páginas
1) Caracterize o pensamento científico da antiguidade – à segunda fase do Renascimento: As sociedades primitivas, denominadas pelos historiadores de acordo com os materiais descobertos ou utilizados pela primeira vez, é dividido, em geral, em Neolítico ou Idade da Pedra Polida e Idade dos Metais. O período Neolítico teve início na região mesopotâmica, há uns 12 mil anos, foi marcado por uma economia baseada na agricultura que crescia intensivamente, isso fez com que incentivasse o crescimento demográfico, o qual requereu novas técnicas de produção. Essa agricultura fixou o homem à Terra, tornando-o sedentário. Nessa época também teve o domínio do fogo e a domesticação de animais. No segundo período, as atividades iniciadas no Neolítico se expandiram e se diversificaram para atender uma maior demanda de uma crescente população que se urbanizava e uma nova atividade, a da mineração do metal, propiciando o aparecimento da metalurgia. Apesar de todo o desenvolvimento técnico e acumulação de dados e informações, é compreensível não ter surgido a Ciência no Período Pré-Histórico, porquanto não se tinham ainda reunido as condições necessárias para a transformação do conhecimento empírico em conhecimento científico. Seria contraditório a uma comunidade ágrafa dispor de conhecimento teórico e desenvolver um saber científico.
A invenção da escrita veio logo depois, a maior contribuição dos sumérios à cultura humana talvez, pois logo viria o principal período do pensamento cientifico.
Na História da Ciência, um dos Períodos mais importantes e mais complexos foi o da Grécia Antiga, principalmente a partir do século VI a.C., pois foi quando se iniciou e se desenvolveu, pela primeira vez o pensamento humano, que demonstrou capacidade de abstração e de racionalidade, inexistente em outras culturas da época, para desenvolver um espírito inquisitivo, crítico e analítico, indispensável para tal criação. Sob a denominação genérica de Filosofia