Resumo
Algumas organizações possuem seu próprio sentido e processam atividades de determinada espécie e em caráter regular, cada uma com seu mecanismo proporcionando um mundo próprio; cada instituição possuem tendências gerais e envolventes. Quando passamos em revista as diferentes instituições da nossa sociedade encontramos uma classe delas que parece evoluir, em certo grau, de forma interrompida e mais acentuada do que as outras. O seu caráter envolvente ou totalizante onde sintetiza a barreira do intercambio social com o mundo exterior, que está frequentemente construído dentro da fabrica: porta, paredes e assim por diante. Goffman chama estas de instituições totais, e deseja precisamente explorar as características gerais, analises essas que serão baseadas em especulações.
As instituições totais da nossa sociedade podem ser mencionadas, para conveniência, em cinco agrupamentos superficiais. Primeiramente as instituições estabelecidas para cuidar das pessoas consideradas incapacitadas; instituições para cegos, asilos de velhos... Depois lugares organizados para pessoas consideradas incapazes de tomar conta de si mesmos ou que constituem ameaça para a comunidade, embora sem intenção; hospitais para doentes mentais e leprosários. Um terceiro lugar organizado para proteger a comunidade contra o que é perigos intencionais; prisões, penitenciarias... Em quarto lugar organizações que justificam apenas em bases instrumentais: quartéis do Exército, campos de trabalho e etc. E finalmente estabelecimentos destinados a lugares de formação religiosa. Está relação das instituições não é final nem exaustiva, mais fornece um ponto de partida empírico para uma definição puramente significativa de categoria.
ASPECTOS TOTAIS
Disposição basicamente social na sociedade moderna é que tendemos a dormir, jogar e trabalhar em diferentes lugares, em cada caso com um grupo de coparticipantes diferente e sob autoridade diferente sem um plano racional