Resumo
Referência: [KRUGER, S. D. et al. A Contabilidade como Instrumento de Gestão dos Estabelecimentos Rurais. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. Campina Grande, v.4, n. 2, p.134-153, 2014.]
Resumo de artigo
A pesquisa realizada tem como objetivo a identificação do uso contabilidade como ferramenta para a gestão das propriedades rurais. A pesquisa é metodologicamente caracterizada como exploratória, de levantamento e quantitativa. Para alcançar o objetivo, um questionário de pesquisa foi aplicado a 150 proprietários rurais do Município de Erval Grande - RS. Depois de coletado e organizado, os dados foram dispostos em tabelas. A pesquisa se justifica pela grande relevância de expor os importantes papeis que a contabilidade pode desempenhar no âmbito rural.
A contabilidade tem por objetivo o controle do patrimônio das entidades e pode ser aplicada tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. Seguindo essa linha, a contabilidade rural tem como objetivo o patrimônio das entidades rurais.
“... a contabilidade se insere como instrumento de apoio, mensuração, controle e planejamento das atividades desenvolvidas no meio rural, visando atingir seu objetivo de controlar o patrimônio e possibilitar o acompanhamento dos resultados das atividades rurais e a análise dos investimentos realizados.”
Através do estudo buscou-se identificar qual a extensão de terras que cada proprietário rural entrevistado possui (a maioria possui entre 1 e 15 hectares), a área de terras cultivada por eles, bem como as atividades desenvolvidas no meio rural (com destaque para o cultivo de milho), o número de pessoas da família e de terceiros que trabalham nessas propriedades e o faturamento bruto anual.
Outros pontos foram questionados, como no que diz respeito a separação das despesas particulares dos gastos no negócio agropecuário - constatou-se que 61% dos entrevistados não fazem este controle – foi questionado também se os