Resumo
A NR 26 tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. O objetivo fim é promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. • 1.2 - Por que usar as cores?
O uso de cores permite uma reação automática do observador, evitando que a pessoa tenha que se deter diante do sinal, ler, analisar e, só então, atuar de acordo com sua finalidade. A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de sinalização e prevenção de acidentes. • 1.3 - Quais os cuidados no uso das cores para sinalização do ambiente de trabalho?
Embora seja este um aspecto subjetivo, deve ser usado o bom senso para que o uso de cores seja feito de forma equilibrada, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador. • 1.4 - Quais são as cores usadas como referência pela NR 26?
As cores aqui adotadas são: vermelha, amarela, branca, preta, azul, verde, laranja, púrpura, lilás, cinza, alumínio e marrom.
As canalizações industriais, para condução de líquidos e gases, deverão receber a aplicação de cores, em toda sua extensão, a fim de facilitar a identificação do produto e evitar acidentes. Obrigatoriamente, a canalização de água potável deverá ser diferenciada das demais.
Vamos dar alguns exemplos de equipamentos, sinalizações e outros, com as cores identificadas na NR: o 1.4.1 – Vermelho: Transporte e equipamentos de combate a incêndio;
Rede de água para incêndio (sprinklers);
Em botões