Resumo
SÉRIE: 4º semestres
DISCIPLINA: Psicologia comportamental
DOCENTE: Márcio Menardi
Aula: filme - Meu Tio da América
Aluno: Antonio Marcos Arruda.
Meu Tio da América
No meio de uma burguesia que sofrera com guerras em um mundo perdido, nasceu Jean Le Gall, localizado nua Ilha da Bretanha.
Fez uma viagem para Paris quando se viu adulto o suficiente para se tornar alguém importante na politica e literatura.
Também come essa sede de querer ser alguém, destaca-se René Ragueneau oriundo de uma família de agricultores. Mas para que isso possa acontecer tem que abandonar a exploração agrícola familiar e trabalhar na vila mais próxima com indústria têxtil, em crise.
Uma filha de um operário metalúrgico e membro de um partido comunista, (Janine garnier) que nascera em Paris, descobriu que para ser alguém é preciso abandonar a casa dos pais e lutar pelo seu sonho de se tornar atriz em um grupo de teatro.
Ao passar do tempo René e Janine se tornam amantes, ele passa a trabalhar em uma fabrica e ela estilista, em Chôlet. Com as dificuldades do momento se separaram e reconciliaram.
Meu tio da América foi um ousado projeto que Alain Resnais lançou em sua carreira, uma ilustração das teses do biólogo Henri Laborit baseado no comportamento humano. Observava a reação humana no momento de uma agressão.
Através de uma narrativa paralela com um discurso cientifico de um biólogo sobre o comportamento humano, Resnais diz sobre três personagens vulgares a estabelecer uma interação entre elas, sendo dois homens e uma mulher, pertencendo de gerações diferentes e meio culturais distintos e regiões geográficas distantes.
Enfim, como o título “Meu tio da América” é uma obra complexa e surpreendente, destacando todo desenvolvimento e os discursos destacado neste jogo de drama e ciência. É um gênero cinematográfico criativo, miscigenado e muito rico em informação, mas é preciso ficar atento e ser observador e tirar o que se espera desta obra, indicado pelo