Atividade Aberta 01 - Sistemas Aeronáuticos
Atividade Aberta 01
1) O que é e, qual a função do padrão ATA 100?
O padrão ATA de classificação de sistemas e subsistemas aeronáuticos foi criado em 01 de junho de 1956 pela Air Transport Association (ATA), hoje chamada de Airliners para a América, com o intuito de prover as especificações e informações técnicas recomendadas ao produto aeronave. Este documento passou por uma revisão em 15 de março de 1968. Ele tem como principais objetivos:
1. Reduzir os custos e esforços despendidos pelos operadores de aeronaves, sejam eles comerciais ou militares, na operação diária de suas frotas.
2. Melhorar e padronizar a atualização da informação técnica e operacional sobre os sistemas e subsistemas das aeronaves.
3. Certificar que os fabricantes de peças, componentes e da aeronave em si forneçam dados que atendam as necessidades dos operadores de aeronaves.
2) Como estão contidas as informações no sistema ATA 100?
As informações do sistema ATA 100 estão reunidas em capítulos, também chamados de ATAs, e são divididos entre 01 e 91. Cada um deles representa um grande sistema da aeronave. Por exemplo: a ATA 21 trata do sistema de ar condicionado, a ATA 34 descreve o sistema de navegação e a ATA 23 o sistema de comunicação. Cada ATA é subdividida em subitens que especificam determinado componente ou subsistema do conjunto maior. Assim, caso haja a necessidade de saber mais sobre o sistema de aquecimento do conjunto de ar condicionado, o operador terá que acessar a ATA 21 subitem 40.
As informações técnicas estão contidas nos grupos I, II e III e são da responsabilidade do fabricante dos componentes ou da aeronave, enquanto que as informações do grupo IV são da responsabilidade do fabricante do motor. Os capítulos entre 60 e 67 são destinados aos helicópteros. Os grupos são divididos da seguinte forma:
Grupo I - Diversos - ATA 01 até ATA 20 e ATA 91
Grupo II - Sistemas - ATA 21 até ATA 49
Grupo III - Estrutura - ATA 51 até ATA 57