resumo
A geometria tem um papel importante para a leitura do mundo, em especial, para a compreensão do espaço que nos circunda. Mas não se pode restringir o seu estudo ao ¨uso social¨, é preciso cuidar de construir, de modo gradual, com o aluno, a terminologia específica que é usada tanto na Matemática quanto nas mais diversas ciências e ramos da tecnologia.
O professor, desde o ciclo da alfabetização, deve ter condições de favorecer a compreensão dos alunos sobre a distinção entre os significados dos termos usuais no cotidiano e os conceitos da Geometria.
Na fase de alfabetização é apropriado tomar-se as noções de ¨linhas¨, ¨planos¨, ¨superfícies¨ e ¨espaço¨ como noções primitivas para evitar futuras dificuldades para os alunos.
Em matemática o conceito de semelhança é relacionada à noção de proporcionalidade, que é - talvez- o conceito mais usado de toda a matemática no dia a dia.
A simetria costuma causar erros pelo seu uso cotidiano. A simetria é uma palavra utilizada em muitos campos do conhecimento. O conceito de simetria envolve a noção básica de uma transformação que não ¨deforma¨ as figuras.
De acordo com os Direitos de aprendizagem da área de Matemática (BRASIL 2012), dois grandes objetivos a serem alcançados, por meio do ensino da Geometria Espaço e Forma, no ciclo de alfabetização, são os de possibilitar aos alunos a construírem noções de localização e movimentação no espaço físico para a orientação em diferentes situações do cotidiano e os de reconhecer figuras geométricas.
No que diz respeito ao trabalho com a movimentação e a localização, o ensino da geometria, no ciclo de alfabetização, deve propiciar