Lancamento Obliquo e horizontal
LANÇAMENTO OBLÍQUO E
HORIZONTAL
Introdução
• A Física é uma das bases de toda engenharia, pois, antes de realizar um projeto, o engenheiro deve primeiro entender os princípios básicos.
• Além da pesquisa pura, voltada basicamente aos fenômenos naturais no micro e no macro cosmos, os
Físicos e estudiosos de áreas como as engenharias – aplicam as leis do mundo físico para a solução de questões práticas e quotidianas. Áreas como a acústica, a informática e o desenvolvimento de materiais, entre outras, são áreas de aplicação direta da Física.
• Mas não só na engenharia ou em outras áreas que a
Física é importante, pois o conhecimento dessa ciência pode ser usado para resolver problemas práticos e compreender fenômenos que ocorrem no dia-a-dia, como, por exemplo, a trajetória e a velocidade de um corpo caindo ou o alcance e a velocidade de um projétil disparado de uma arma de fogo por um policial. Em ambos os casos, devemos ter conhecimento sobre lançamento oblíquo e horizontal.
Definição
• O lançamento oblíquo e horizontal é um movimento bidimensional, ou seja, é composto de dois movimentos unidimensionais simultâneos, um vertical e um horizontal, formando um ângulo maior que 0º e menor que 90º. No movimento vertical, o objeto sofre a ação da aceleração da gravidade, portanto trata-se de um movimento retilíneo uniformemente variado. Já no movimento horizontal, a aceleração é nula e a velocidade é constante. Lançamento Horizontal
• Ao lançarmos um corpo horizontalmente, a partir de uma certa altura do solo, notamos que ele descreve uma curva, onde se a resistência do ar for desprezível, esta curva será um arco de parábola.
V
g Sy
Sx
Movimento Horizontal : Movimento Uniforme
Movimento Vertical: Movimento Uniformemente Variado.
Qual chegará primeiro ao solo?
V
1
2
3
I) Se no local do lançamento não houvesse gravidade e nem resistência do ar,