resumo
2º Semestre 2014
Lasar Segal, transpassado pela dor, em suas obras denuncia as lesões que marcam a humanidade, e o desejo ardente de mudança.
RESUMO
O desenhista, pintor, gravador e escultor Lasar Segall naturalizado brasileiro, foi um dos principais artistas do período modernista brasileiro. Nascido em Vilna, 1891. Onde se concentrava mais de 60.000 judeus, quase a metade da população. Divididos em ruazinhas estreitas, e casebres amontoados, viviam como subproletários, operários ocasionais e muitas vezes não qualificados, artesãos e pequenos comerciantes. Criado em uma pequena casa de madeira, em ruas sem sol e espaço, frequentando sinagogas. Seus primeiros desenhos são de prédios, Lasar sempre retratou em suas obras, o que seus olhos viam e o que seu corpo sentia. Em 1906 deixa Vilna, marcada pela repressão violenta aos judeus. Em 1907 a 1909, cursou na academia Imperial de Belas-Artes, em Berlim.
Com total liberdade de criação em 1910 teve sua primeira exposição individual na Galeria Gurlitt, de Dresden. Em 1912 deixando sua participação no movimento expressionista alemão, Lasar resolve deixar essa Europa doente, que através de pequenas guerras Bálcãs prepara uma maior.
Em sua primeira vinda ao Brasil faz exposições em São Paulo e Campinas, deixando José Freitas Vale e Nestor Pestana encantados com o estilo e potencia do jovem, sendo estas as primeiras manifestações da arte moderna no Brasil, após oito meses, volta a Desdren, onde procura mais campo para sua arte, mas em consequência da guerra é internado como “inimigo em potencial” do Império Germânico em Meissen. Por interferência de seu antigo professor Gotthsrd kuhl, volta a Dresden e em visita a Vilna vê sua cidade desolada pela violência, esfomeada e saqueada pelos os ocupantes, pinta a dessa forma, com uma dor petrificada, expondo aquela gente desolada.
Durante 1917 a 1923, casa se com Margarete Quack, duraria até1924.
Na Alemanha 1920 faz sua primeira