avaliaçao 4 bimestre joao 23
1- Na idade moderna houve vários movimentos intelectuais que representavam novas posturas diante de vários métodos de conhecimentos adotados. Um destes movimentos, por exemplo, tinha como lema “denunciar todas as ideias obscura, dogmáticas, autoritárias que impediam o crescimento dos homens e a solução dos problemas sociais”. Esses intelectuais acreditavam na capacidade racional de todos os homens, quando livres da opressão, do medo e das supertições.
A-( ) Empirismo. B-(X) Iluminismo.
C-( ) Racionalismo. D-( ) Teocentrismo.
2- “Daqui nasce um dilema: É melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só puder ser uma delas”.
D- Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manutenção do poder.
3- TEXTO 1
“Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.”
TEXTO 2
“Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensória, isso servirá para confirmar nossa suspeita.”
Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume:
D- Atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.
4- Para Spinoza, o homem livre se caracteriza como aquele que, ao contemplar a substância infinita, reconhece a necessidade do curso natural das coisas e a ação livre é aquela que está de acordo com:
D- A determinação das coisas.
5- Segundo Francis Bacon, “são de quatro gêneros os ídolos que