Resumo
A arte, assim como a linguagem, tem sua origem desconhecia, mesmo que os povos antigos a usassem como forma de expressar sua cultura. As representações antigas não eram apenas obras a serem admiradas, possuíam um significado e objetivos definidos.As representações mais antigas que se tem registro são as representaçõesrupestres feitas pelo homem.
As mais antigas são as que se localizam na gruta de Lascaux na França e datam de aproximadamente 15 mil anos antes do presente esobressaem as formas geométricas. O Egito, considerado berço da civilização, tem marcado em suas representações artísticas as formas geométricas, de aspecto rígido, com sentimento de eternidade e apresença forte da simbologia em suas figurações, pois sofriam forte influência da religião.
O grande despertar da arte teria ocorrido na Grécia, onde teria surgido o Império do Belo, o rompimento com a simetria e rigidez, criando a ilusão de movimento às obras, a perspectiva que não havia nas obras egípcias.
A partir de pequenos detalhes nas peças, como um aparente sorriso, a elevação dos pés, os artistas davam vida às obras. O estilo grego contribui de forma notável para a arquitetura romana. Este estilo écaracterizado pela presença de arcos, tetos abobadados.
Quanto as imagens, diferente dos gregos que cultuavam o belo, os romanos preocupavam-se com a naturalidade da obra, sendo mais realistas, no caso das esculturas, quanto a suas formas.
As representações artísticas ao longo dos séculos sofreram represálias pelareligião, como no caso do judaísmo, que proibia a representação em imagens, temerososde idolatria, considerando assim, as figurações pecado. Quanto mais realista a imagem fosse, maior era o pecado contra o mandamento que proibiam as