resumo
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Avaliação da disciplina Brasil I:
Definição em linhas gerais do pacto colonial.
Vitória da Conquista-BA
Novembro de 2014.
ADRIANA MIRANDA SANTANA
AVALIAÇÃO DA SEGUNDA UNIDADE:
Definir em linhas gerais o “pacto colonial”
Caracterizando as relações entre metrópole e colônia.
Avaliação da II unidade na disciplina Brasil I, Abordando o ”pacto colonial” caracterizando e descrevendo
Suas manifestações no que se refere à relação entre
Metrópole e colônia, baseado no documento analisado em aula.
Requisitos necessários de avaliação no curso de
Licenciatura pela em história da Universidade Estadual
Do Sudoeste da Bahia- UESB
Prof.Dr (A): Avanete Pereira Sousa
Vitória da Conquista - BA
Novembro de 2014
Em 28 de janeiro de 1808, o príncipe regente redigiu um documento em que permitia a abertura dos portos Brasileiros, as nações amigas, os quais estavam fechados para o comércio estrangeiro e, segundo o próprio príncipe, prejudicando não só a colônia, mas também o rendimento real.
Como houve o fechamento total dos portos Brasileiros? E o que levou a coroa a tomar atitude tão drástica e perpetuar até o momento do edito do príncipe? É a pergunta que tentaremos esclarecer um pouco durante este trabalho.
O pacto colonial era um conjunto de leis elaboradas no intuito de garantir um comércio unilateral entre metrópole e colônia, eles foram muito comuns entre os séculos XVI ao XVIII as metrópoles buscavam com isto um alto ganho, pois eles compravam matéria-prima barata nas mãos da colônia e a obrigavam posteriormente a comprar os produtos manufaturados (fabricados pela matéria-prima vendida pela colônia) com preços altíssimos. O pacto colonial vinha garantindo o uso desta pratica.
Um bom exemplo desta prática foi o edito de D. Sebastião, na época rei de Portugal, declarando o monopólio do pau-brasil a Coroa Portuguesa. Logo depois