assistencialismo
Muitos pessoas ao se referir as ações de promoção social de pessoas com grandes dificuldades confundem os significados das pessoas com grandes dificuldades confundem os significados das palavras assistencialismo e filantropia, usando a mesma como sinônimos .É importante que as pessoas tenham esta visão de a respeito bem clara.
Assistencialismo significa o ato ou efeito de assistir, assistencialismo consiste em um conjunto de ações implementadas por alguém em prol de outra no sentido de proteger, amparar e auxiliar. Este termo ‘assistencialismo” possui um sentido bastante negativo, porque o que caracteriza especialmente e o fato de não com os verdadeiros pooblemas causas e acontecimentos sociais. Como doutrina o assistencialismo que nada possamos fazer para assim conseguir melhorar nosso bem comum em termos de reformar estruturas reduzindo todo ou parcial a aplicação de paliativos para com isso fazerem a famosa “política” suja do assistencialismo.
Já a filantropia, que tem como origem “amizade pelo homem”, filantropia pode ser entendida a grosso modo como a laicização da caridade crista tendo como meta ‘fazer o bem”de forma responsável conforme lei da filantropia: num 9732 de 11 de dezembro de 1997, tem mais a ver com humanitarismo, amor ao próximo a humanidade. No século XVIII ele era comparado a caridade que se dizia bem mais esclarecida, mais cientifica no modo de resolver a atuar frente ao problemas .
Não era de forma alguma comparado a um tipo de caridade que sempre se julgava mais esclarecedora e nem inspirada em motivos religiosos mais sem exclusivament humanos e mas sem espor “culto”de atitudes humanos paracom os nossos necessitados e em um sentido mais complexo existe um vago interesse pelos reais problemas humanos.
É uma palavra que esta associada as pessoas independente de sua postura diante a fé ou condição social. A relação com o Serviço Social ajudar minimizar as péssimas praticar publicas na falta