Resumo
Neste experimento iremos estudar a cinética química observando o que ocorre com a velocidade das reações quando se varia a concentração dos reagentes.
INTRODUÇÃO
A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações químicas, ou seja, ela é capaz de fornecer importantes informações durante todo o processo de uma reação química, a fim que se possa analisar o modo em que as moléculas individuais interagem umas com as outras.
Uma reação química ocorre quando as ligações químicas dos reagentes são rompidas e novas ligações são formadas nos produtos. Formalmente se a variação da energia livre de Gibbs (G = E – PV – TS) à pressão e temperatura constantes é positiva (∆GTP > 0), então a reação é espontânea. O diagrama 01 abaixo mostra variações de energia envolvidas em reações exotérmicas e endotérmicas:
DIAGRAMA 01 - Diagrama energético de reações exotérmica e endotérmica
A velocidade de uma reação química depende do número de moléculas que tenham energia superior a este valor crítico. Assim, a velocidade de formação de uma dada substância pode ser regulada pela variação da temperatura na qual a reação ocorre, alterando-se as concentrações dos reagentes ou por meio da adição de substâncias catalisadoras.
A velocidade de uma reação é a medida da rapidez em que se formam os produtos e se consomem os reagentes. Essa velocidade pode ser determinada: pelas propriedades dos reagentes, pelas concentrações dos reagentes e pela temperatura. E pode ser influenciada, ainda: pelas concentrações de outras substâncias que não são os reagentes e pelas áreas das superfícies em contato com os reagentes.
A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, a cocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos.
Convivemos diariamente com diversos exemplos de