Saúde do planeta
Sustentabilidade é um tema abordado com freqüência nas revistas, mídia, rádio e outras formas comunicações, hoje em dia é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em sustentabilidade, embora seja popular, não é aplicado com rigor. Segundo a página (www.atitudessustentaveis.com.br), ser sustentável significa equilibrar as necessidades de consumo do ser humano com a capacidade de renovação da natureza. Sem isso, a tendência é o esgotamento de recursos fundamentais como a água, comprometendo o equilíbrio do meio ambiente e as futuras gerações. Esse ponto de equilíbrio que ainda não foi alcançado, pois o nosso consumo é muito maior que a nossa reposição para a natureza.
“Reaproveitamento de água, à destinação correta do lixo e à geração de energia sustentável” esses são os três pontos que o site – Atitudes sustentáveis – destaca.
Primeiramente, devemos ter ciência de que a saúde do nosso planeta depende de todos nós, e não só do governo, das empresas e de outras entidades de grandes portes. Claro que a participação destes é fundamental. Mas a responsabilidade é de toda população.
Em nosso próprio bairro e em nossas casas casa podemos adotar medidas que auxiliam o meio ambiente e nos beneficiam também, por exemplo, em relação à água, podemos economizá-la, quando estamos no banho, lavando louça, escovando os dentes etc, podemos fechar a torneira enquanto não estamos utilizando, assim como a energia elétrica também, já parou para reparar quantas luzes estão acessas dentro da sua casa sem necessidade? Podemos tomar esse cuidado e desligar as luzes nos cômodos em que não estamos, aplica-se também a certos eletrodomésticos, um microondas, um Televisão, um computador, esses e outros aparelhos podem ser desligados na tomada quando não estão em uso, assim teremos até uma diferença no nosso próprio orçamento, no fim do mês com certeza terá uma economia considerável e ainda fará bem ao planeta. Outro grande assunto é a destinação do nosso