resumo
Ao descobrir o erro médico, e consequentemente a surdez de Jonas, seus pais ficam surpresos, e o retira do ambiente hospitalar, levando-o para casa. Sua família encontra uma grande dificuldade na comunicação com o pequeno Jonas, já que o mesmo não consegue compreendê-los.
Jonas é então recebido de inicio pela família com uma pequena comemoração, mas, devido a sua surdez, acaba sendo rejeitado pelos vizinhos. Sua mãe busca ajuda de todas as maneiras possíveis, enquanto que o seu pai, não aguenta a pressão e abandona o lar.
Para ajudar Jonas, sua mãe utiliza alguns recursos, primeiramente o coloca em uma escola em que o intuito é ensinar as crianças surdas a leitura labial, porém, tal método não foi bem sucedido. Sendo assim, procura ajuda a uma família surda, que com o auxilio de alguns amigos, ensina-os a língua de sinais.
No decorrer do filme, Jonas deseja comer cachorro-quente em duas situações, na primeira, ele chama sua mãe, tentando lhe dizer o que queria, contudo, ela não consegue compreendê-lo, deixando-o extremamente chateado. Já na segunda situação, com o auxilio da língua de sinais, ele consegue uma forma de mostrar a mãe o que deseja, que por sua vez, consegue entender o filho.
Jonas passa a compreender as coisas em sua volta, graças ao aprendizado e ao uso da língua de sinais, que o ajudou a entender o significado de conceitos, que, até então, não eram compreendidos, conseguindo assim, dar sentido às experiências vividas, como a morte do seu avô.
A língua de sinais é usada ao longo do filme, mas não sentimos dificuldades em compreendê-la, pois a medida em que os sinais iam sendo utilizados, eles iam falando seu significado, facilitando assim, em uma melhor compreensão.
Como professores de informática, poderíamos aplicar a língua de sinais,