Diagnostico diferencial da Leucemia linfoide aguda
A leucemia é uma doença com origem a partir da série branca do sangue, subdividida em grandes grupos, clínica e patologicamente. A primeira divisão esta nas formas agudas e crônicas (GUYTON, 2010).
As leucemias também são baseadas nos tipos de glóbulos brancos que elas afetam ou linfoides e ou mielóides, os quatros grupos mais comuns das leucemias são leucemia linfoide crônica, leucemia mielóide crônica, leucemia linfoide aguda e leucemia mielóide aguda (LORENZI, 2003).
A leucemia linfocítica aguda é uma neoplasia maligna de origem sucessiva de defeitos genéticos nas células sanguíneas progenitoras da linhagem linfoide, e com isso as células precursoras se multiplicam rapidamente, sem controle de auto renovação ou de diferenciação, originando células leucêmicas chamadas de linfoblastos. A LLA origina-se de uma única célula progenitora danificada, comprovado por estudos que indicam as mesmas anormalidades cromossômicas em grupos discretos de populações de células leucêmicas (ZAGO, 2004).
OBJETIVO
Levantamento bibliográfico da leucemia linfoide aguda, determinando melhor parâmetro para o diagnóstico diferencial das leucemias.
METODOLOGIA
O presente trabalho consiste em uma revisão da literatura, o levantamento bibliográfico foi realizado por meio de consulta em dados de relevância para a produção do conhecimento em leucemia linfoide aguda.
RESULTADO E DISCUSSÃO
CLASSIFICAÇÃO DA LLA
ASPECTO MORFOLÓGICO
L1
L2
L3
Diâmetro celular
Predominância de células pequenas, homogêneas.
Grandes, heterogêneas.
Grandes,
homogêneas.
Cromatina nuclear
Fina ou aglomerada
Fina
Fina
Forma do núcleo
Regular, pode apresentar fenda ou indentação.
Irregular, pode apresentar fenda ou endentação.
Regular, redondo ou oval.
Nucléolos
Instintos ou não visíveis.
Um ou mais por célula, grandes, proeminentes.
Um ou mais por célula, grandes, proeminentes.
Quantidade de citoplasma
Escassa.
Moderadamente abundante.
Moderadamente abundante.